Apoios Sociais no Domicílio

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: AF14
Sigla: ASD
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPSFC 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
Corpo docente: Ana Sofia Mendes Bordeira Ferreira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular prevê a apropriação de conhecimentos específicos sobre os serviços de apoio de proximidade nas suas várias respostas sociais e dirigidos a vários públicos. Privilegiará o conhecimento em contexto, ou seja, um contacto próximo com os serviços, técnicos e beneficiários dos serviços de apoio no domicílio.
Pretende ainda a promoção da reflexão critica sobre a realidade e as aprendizagens realizadas ao longo do processo formativo.
Neste sentido definiram-se os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Conhecer a diversidade de serviços de proximidade que implicam apoio no domicílio e a diversidade de tarefas implicadas
2. Compreender as razões que fizeram emergir os serviços de apoio ao domicílio
3. Conhecer as várias respostas sociais de apoio ao domicílio
3. Perceber os apoios domiciliário em função das necessidades de diferentes sectores da população (crianças, jovens e adultos com necessidades específicas, idosos).
4. Perceber a especificidade da relação interpessoal que se estabelece no domicílio e a sua natureza individualizada
5. Dominar técnicas específicas de apoio a determinadas necessidades e sectores da população
6. Saber organizar um plano de atividades de promoção e apoio ao desenvolvimento das competências pessoais

Conteúdos programáticos

1. As respostas sociais existentes em Portugal
1.1.Abordagem geral e enquadramento legal

2. Os serviços sociais de proximidade
2.1.Abordagem geral e enquadramento legal

3. Os serviços de apoio no domicílio

4. O envolvimento da população-sujeito nos serviços de apoio ao domicílio

5. O papel do cuidador formal e informal nos serviços de apoio ao domicílio

6. O papel da família nos serviços de apoio ao domicílio


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos foram elaborados em estreita ligação com os objetivos do programa permitindo a aquisição de conhecimentos e competências na área específica dos apoios ao domicílio.
De referir que esta unidade curricular e os respetivos conteúdos se articulam com os objetivos gerais do CTeSP em que se insere.

Metodologias de ensino

- Análise documental e produção escrita de pequenos textos;
- Visitas a serviços de proximidade com respostas de apoio ao domicílio;
- Discussão/Debates em pequeno e grande grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino aplicadas centrar-se-ão na estreita articulação com o contexto por se considerar que a apropriação dos conteúdos será facilitada pelo conhecimento in loco dos mesmos.
Esta articulação será devidamente sustentada por todo o enquadramento teórico e legal sobre a matéria.

Metodologia e provas de avaliação

1. Assiduidade e Participação (10%)
2. Trabalhos realizados em contexto de aula/ Reflexões críticas (10%)
3. Relatório de visita a respostas sociais – trabalho realizado a pares - (40%)
4. Trabalho de campo -- trabalho realizado a pares – (40%)


Regime de assiduidade

Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UCs, no caso deste TESP define-se como 75% de presenças nas aulas de aplicação, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Bibliografia

BRITO, M. E. C.(2001) – Cuidar da pessoa idosa em casa: uma perspetiva dos prestadores de cuidados formais. Lisboa: Universidade Aberta, Dissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde

CARVALHO, M. (2010). Os cuidados domiciliários em Instituições de solidariedade social no concelho de Cascais. ISCTE: tese de doutoramento.

ENGENHEIRO, Sílvia (2008), Apoio Domiciliário e Qualidade: Um Estudo de Caso, Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Política Social, Universidade Técnica de Lisboa

FERREIRA, Salete (2002), O Prestador Informal de Cuidados à Pessoa Idosa Alvo de Apoio Domiciliário Integrado: uma análise exploratória como suporte à garantia da efetividade de um programa de promoção da saúde. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública: Universidade Nova de Lisboa, Monografia elaborada no âmbito da Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre do Curso de Mestrado em Saúde Pública

FIGUEIREDO, D; SOUSA, L. (2004), CUIDE (Cuidadores de Idosos na Europa): avaliar as necessidades dos prestadores informais de cuidados

ISS, Manual de Processos-chave Serviço de Apoio Domiciliário

MOÇO, J. (2013) Contributos da Intervenção comunitária para um serviço de apoio domiciliário socioeducativo. Escola Superior de Educação Paula Frassinetti: tese de mestrado.

MTSS (2006), “Respostas sociais: nomenclaturas/conceitos”

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